terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O que são atividades sequenciadas ou sequência didática?

O que é?
 
São planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida. São sequenciadas com a intenção de oferecer desafios com graus diferentes de complexidades. Essas sequências derivam de um conteúdo retirado de um dos eixos a serem trabalhados na educação infantil e estão necessariamente dentro de um contexto específico.
 
Fonte: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
 
 
Como organizar?
 Prever a ordem em que as atividades serão propostas, os objetivos, os conteúdos, os materiais, as etapas do desenvolvimento, a duração e a maneira como será feita a avaliação.
 

Como usar?
 A maioria dos conteúdos exige tempo para aprender. Por isso, a sequência didática é a modalidade organizativa mais presente no planejamento. Escolher os conteúdos mais importantes, organizar a série, garantindo a continuidade e distribuí-los durante o ano. O número de atividades de cada sequência é variado, assim como o tempo de duração (ambos dependem do objetivo e da resposta da turma às propostas).

Um comentário:

  1. Oi! Uma dica para quem lida com educação: a palavra bem-vindo não "perdeu" o hífen na reforma ortográfica! Seria legal você colocá-lo!
    Bjks

    ResponderExcluir

Proposta de interações e brincadeiras: Caça ao tesouro sensorial

Campos de experiências: * Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: * Classi...